O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) realizou, em Luanda, nos dias 9 e 10, o III° Conselho Consultivo sob o lema: “50 Anos – A Comunicar, a Modernizar, a Desenvolver Angola”. O evento foi presidido pelo Ministro do sector, Eng° Mário Augusto da Silva de Oliveira.
Na abertura, o Ministro salientou que “em Angola, o número de utilizadores de Internet passou de cerca de 6.6 milhões, em 2020, para 12 milhões, em 2024”. Adicionou o governante que o Executivo está engajado na promoção da inclusão digital dos cidadãos.
A seguir, teve lugar uma aula magna ministrada pela ínclita jornalista Paula Simons que abordou o tema: A Transformação Digital da Comunicação”.
Participaram no encontro Adidos de Imprensa das Embaixadas de Angola, Directores de Comunicação Institucional e Imprensa dos Ministérios e dos Governos Provínciais, PCAs das empresas públicas de Comunicação Social e de Telecomunicações, Operadores do sector e Diretores dos Serviços de Modernização Administrativa.
Durante dois dias, os participantes debateram várias temas ligados a comunicação institucional e telecomunicações. Destacam-se igualmente os encontros metodológicos que, no essencial, cingiram-se nas ações práticas do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo (PNCIE 2024-2027).
O Ministro aproveitou a ocasião para apresentar os projetos estruturantes do sector com destaque para o “ANGEO-1”, isto é, o satélite de observação da terra, que vai permitir detectar com imagens de alta resolução derrames de petróleo, estimar a produtividade agrícola, bem como outros aspectos que potenciam investimentos na economia.
O titular da pasta ministerial confirmou a existência de um site institucional denominado “ANGOLAHOJE” onde se pode pesquisar informações relacionadas ao país – desde legislação, ambiente de negócio, potencialidades culturais e turísticas, serviços públicos e outras atividades da economia nacional.
O Ministro Mário de Oliveira encerrou o evento referindo que “as Telecomunicações, Tecnologias de Informação, nos nossos dias, são grandes pilares para o desenvolvimento socioeconômico. A Comunicação Social, a Informação são outros grandes pilares naquilo que toca a educação e formação (…) dos concidadãos. Sem uma informação isenta e responsável, sem o acesso que os cidadãos (…) têm à informação (…) com certeza não teremos uma nação próspera”, asseverou.
Este Conselho Consultivo serviu, também, para reforçar as ações a serem desenvolvidas pelos presentes no quadro das festividades do quinquagésimo aniversário da independência do país que se assinala este ano, no dia 11 de Novembro.