Luanda vai acolher a Sétima cimeira África-União Europeia

Num ano em que se celebram 25 anos de parceria entre a União Africana e a União Europeia, a Cimeira que juntará os países dos dois blocos terá lugar em Luanda, no mês de novembro.

A Cimeira estará centrada “no reforço da cooperação da cooperação em áreas-chave como a paz e a segurança, a integração económica, o comércio, o multilateralismo, o desenvolvimento verde, a digitalização, a migração, a mobilidade e o desenvolvimento humano”, esclarece o comunicado do Conselho Europeu.

De 24 a 25 de novembro, Luanda voltará ser o palco da diplomacia mundial, após acolher, no mês passado, a cimeira Estados Unidos – África. Destaca o comunicado que a assunção de Angola da Presidência da União Africana é um factor determinante para o fortalecimento das relações entre os dois blocos. “a Cimeira ocorre num momento crucial, em que Angola assume a presidência rotativa da União Africana”.

A Cimeira será Co-presidida pelo Presidente angolano, João Lourenço, presidente em exercício da União Africana, e, pelo bloco europeu, a cimeira estará representada pelo Presidente do Conselho Europeu, António Costa, e por Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.

Esta cúpula de Luanda, que será realizada em novembro próximo, baseou-se na reunião ministerial União Europeia – União Africana, em Bruxelas, em maio de 2025. Os lideres vão reafirmar o compromisso dos laços existentes entre os dois blocos continentais – que partilham interesses mútuos e visões históricas e do futuro.

A parceria entre a União Africana e a União Europeia foi formalmente estabelecida em 2000, na primeira Cimeira África-UE, no Cairo.As anteriores cimeiras realizaram-se em Lisboa (2007), Tripoli (2010), Bruxelas (2014), Abdijan (2017) e novamente Bruxelas (2022).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *