ANEMP realizará a 33ª Conferência e 9ª Exposição Internacional de Gestão e Manutenção Predial

ANEMP – Associação Nacional das Empresas de Manutenção Predial vai realizar nos dias 20 e 21  de Junho do ano em curso, a sua 33ª-  Conferência e 9ª- Exposição Internacional de Gestão da Manutenção Predial, sob o lema: Dinamizar a Cultura de Manutenção Predial em Angola.

O evento terá lugar no auditório do Arquivo Nacional, no distrito urbano da Camama, município do Talatona, na cidade capital – Luanda.

A ANEMP convidou preletores de vários países, nomeadamente, Egito, Botswana, Ghana África do Sul, Mali, Namíbia, Brasil e outros, que irão, durante dois dias, partilhar ricas experiências sobre a necessidade e a importância da Gestão Predial.

Manutenção predial, segundo ANEMP é “o conjunto de actividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança de seus usuários”.

Em 2016, a Associação Nacional das Empresas de Manutenção Predial ANEMP/ identificou em um estudo no INAD que 96% das causas e origens dos acidentes prediais analisados estavam relacionadas à falta de um plano sistemático de gestão da manutenção predial, perda de desempenho precoce e deterioração

*manutenção em si divide-se em três tipos:*

• Manutenção corretiva

Neste tipo de manutenção, a equipe é acionada para conter um problema já existente e não previsto anteriormente. A falha pode ser corrigida no momento ou, dependendo do contexto, demorar por alguns dias, caso a empresa fique refém do recebimentos de peças ou materiais necessários para a conclusão do serviço.

• Manutenção preventiva

a acção ocorre antes da falha, de modo a se antecipar a imprevistos, otimizar custos com base na previsibilidade de insumos e serviços necessários para a manutenção de estruturas e bens.

• Manutenção preditiva

Refere-se a acções preventivas no que se refere a falhas e problemas em equipamentos e máquinas. Neste tipo de manutenção é necessário um monitoramento constante para não perder nenhum sinal de que reparos precisam ser feitos.

Quando uma empresa investe em manutenção predial preventiva, ela investe em qualidade e valor econômico da edificação, em segurança, em economia e também em questões sociais.

O país tem muitos edifícios da era colonial, e até mesmo novos edifícios, em estado de degradação. Desde a histórico desabamento do antigo edifício da Direção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), na madrugada de 29 de Março de 2008, a província de Luanda voltou a verificar um cenário igual com o colapso do Edifício 41, na Avenida dos Combatentes. De acordo os dados do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) apontam que pelo menos 36 estão em risco de desabamento na cidade capital, e a nível nacional, 139 podem desabar caso não houver intervenção urgente.

O Estado angolano, através das linhas de financiamento da China, construiu mais mais de 39.259 mil fogos habitacional e 5.015 mil casas sociais para efeitos de realojamento da população. Portanto, desse universo de habitações, não existe um plano sistemático de gestão da manutenção predial.

A Associação Nacional das Empresas de Manutenção Predial é uma organização técnico-científica que congrega vários especialistas e empresas de Engenharia, com o objetivo de prestar apoio especializado na área de Gestão da manutenção predial.

PARTICIPE: ‪+244 923 359 953‬

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *