Angola prepara-se para o Censo de 2024: Seminário capacita Coordenadores Provinciais em Luanda

 

A Comissão Multissetorial do Censo 2024 realizou, esta quarta-feira, 13, o Seminário dirigido às Comissões Multisetoriais Provinciais, no Hotel Intercontinental, em Luanda. Liderada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, o evento visou a apresentação do quadro da estrutura técnica e operativa sobre o próximo Censo Geral da População e Habitação.

Participaram do Seminário o Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, Vice-coordenador da Comissão Multisetorial, Ministro do Interior, Eugênio Laborinho, Ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, Ernesto dos Santos Liberdade e
todos os Governadores Provinciais e Vice-governadores, na qualidade de Coordenadores das províncias que dirigem.

O Censo Geral da População e Habitação terá início no dia 19 de Julho do corrente ano, e será o segundo realizado em Angola após a independência. O Censo de 2024 irá precisar os dados sobre a população e as condições de habitação no país – informações cruciais para o planeamento e desenvolvimento socioeconómico.

No discurso de abertura, o Ministro Furtado salientou a importância da “dedicação, comprometimento e rigor” de todos os envolvidos no processo. Apelou ainda aos governadores e vices governadores provinciais a serem vozes activas na mobilização da população, tanto angolana como residente estrangeira, para que participem ativamente no Censo. Sublinhou igualmente que o seminário apresentará preciosos indicadores e toda malha cartográfica e censitária.

O Censo de 2024 será realizado de acordo com os princípios da recolha individual, simultânea, periódica e universal. A realização do Censo conta com o financiamento do Governo de Angola(o principal), Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O Coordenador do Grupo Técnico da Comissão, José Calengi, Director Geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), assegurou que todos os aspectos técnicos e logísticos estão a ser cuidadosamente acautelados. As duas primeiras fases do Censo – atualização cartográfica e operação piloto – foram concluídas com sucesso, o que reforça a confiança no cumprimento das metas previstas.

O Censo de 2024 representa um marco fundamental para o desenvolvimento de Angola. A recolha de dados precisos e atualizados permitirá ao governo formular políticas públicas mais eficazes e direcionadas, de modo a garantir um futuro melhor para todos os angolanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *